Junho de 2024

Monitoria de Imprensa

Resumo

O Movimento Cívico Mudei (Mudei) considera, desde a sua criação, a comunicação social como um dos pilares incontornáveis de um processo político aberto e plural. O acesso de todos a informação diversificada, tanto sobre a realidade como sobre as ideias defendidas pelos vários intervenientes no processo político e na sociedade, é fundamental para que se possam formar opiniões de maneira mais fundamentada e consciente. Sendo claro que diferentes actores têm as suas agendas e podem por isso usar a comunicação social para as promoverem, podendo até sacrificar a verdade, é importante a diversidade e algum tipo de regulação pelos cidadãos e por órgãos dedicados à função – incluindo os do sector e os judiciais, no caso de claras violações da lei.

Com este relatório, o primeiro de uma série, o Mudei pretende contribuir para a observação cidadã sobre a comunicação social. O objectivo é trazer evidências e oferecer uma base objectiva para a discussão sobre a prática de uma parte importante da comunicação social angolana, retomando o trabalho de monitoria iniciado antes das eleições gerais de 2022, do qual resultou um relatório e um processo submetido aos tribunais.

Nesta nova fase propomo-nos gerar relatórios trimestrais de análise do que é coberto por um conjunto de órgãos de comunicação social,sustentados com dinheiros públicos, oferecendo uma base para se apreciar o seu nível de imparcialidade e de cumprimento do que está legislado. Não se conhecem as audiências e, por isso, o real alcance dos órgãos monitorados, mas é evidente que no conjunto, possuem um enorme potencial para moldar a opinião pública nacional.

Um desafio para o futuro será conhecer melhor não só o alcance mas também o tipo de informação veiculada por órgãos de comunicação alternativos como as redes sociais e a comunicação social privada. Isto irá permitir que, de forma mais sistemática, se observe que notícias poderão estar a ser ignoradas pelos órgãos que estamos a observar.

Para ler o Documento completo, clique no link para fazer o download:
Monitoria de Imprensa - Novembro 2023 - Janeiro 2024

Voltar