Maio - Julho de 2024

Monitoria de Imprensa

Metodologia

O essencial do trabalho de monitoria que tem sido feito consiste em observar (visualizar, escutar, medir) e classificar os noticiários principais da Televisão Pública de Angola (TPA), da TV Zimbo, da Rádio Nacional (RN), e as capas do Jornal de Angola (JA), e introduzir cada notícia numa tabela, classificando-as de acordo com uma lista de temas principais e de subtemas, de acordo com os actores / temas, objectos da notícia.

Por exemplo, “João Lourenço com mandato para reforçar laços diplomáticos entre a RDC e o Ruanda”, foi classificado como Executivo no tema principal e Presidente da República no subtema. Nem sempre os títulos das notícias revelam o seu verdadeiro protagonista. Assim, por exemplo, a notícia: “Novo Hospital Geral do Bengo em funcionamento”, poderia sugerir uma reportagem sobre o hospital e como ele está a servir a população, o que a colocaria, eventualmente, numa categoria “Sociedade/Saúde”. Porém, se ao visualizar, se constatar que o enfoque está em quem inaugurou, a classificação reflecte esse facto. Para cada notícia, as medições foram feitas em minutos e segundos ou, no caso do jornal, a área dedicada à notícia - incluindo o título, a foto e o texto - medida em centímetros quadrados.

Para cada notícia é registrado o momento do início e do fim (hora:minuto:segundo), o que permite calcular a sua duração. É o somatório de todas as notícias, de todos os noticiários visualizados, por categoria, e a percentagem de cada actor / tema, em relação ao total que constitui a base da análise deste estudo.

Para ler o Documento completo, clique no link para fazer o download:
Monitoria de Imprensa

Voltar